A Cimeira sobre Comércio Sustentável do Consumer Goods Forum chega a Lisboa

The Consumer Goods Forum, (CGF) reúne mais uma vez os principais especialistas em bens de grande consumo (Fast-Moving Consumer Goods, FMCG) para debater soluções para os desafios de sustentabilidade que enfrentamos hoje e partilhar as melhores práticas.

Entre os tópicos da agenda incluem-se os resíduos plásticos, trabalhadores migrantes, saúde dos consumidores, desperdício alimentar e a transparência.

The Consumer Goods Forum (CGF) organizará a sua Cimeira sobre Comércio Sustentável (Sustainable Retail Summit, SRS) em Lisboa, Portugal, nos dias 25 e 26 de outubro. Este evento de dois dias, que já vai no seu terceiro ano, transformou-se rapidamente numa mais-valia decisiva do calendário de FMCG, para as organizações que pretendem impulsionar mudanças positivas e apoiar práticas sustentáveis que tragam benefícios para as pessoas e para o planeta, bem como para as empresas. Ao juntar alguns dos principais especialistas do setor com as partes interessadas para, em conjunto, explorarem soluções, partilharem as melhores práticas e criarem redes de contactos globais, que são forças de transformação positiva, a edição de 2018 terá um foco ainda mais intenso sobre as mudanças comportamentais, a transparência, a inovação e a tecnologia, e sobre como estes tópicos fundamentais se cruzam com todas as áreas dos negócios sustentáveis.

     (Logo: http://mma.prnewswire.com/media/556222/The_Consumer_Goods_Forum_Logo.jpg )

A SRS fornecerá, uma vez mais, perspetivas sobre a forma como podem as organizações trabalhar colaborativamente para ultrapassar os atuais desafios de sustentabilidade e saúde, incluindo desperdício alimentar, desflorestação, saúde dos consumidores e trabalho forçado. E, uma novidade na agenda deste ano, resíduos sólidos e plásticos. Nunca estes tópicos estiveram tão em evidência, e teremos a oportunidade de ouvir em primeira mão de que forma o nosso setor pretende cumprir a sua parte no que respeita à proteção dos oceanos e à mudança em direção a uma economia circular. Os delegados poderão também escutar as perspetivas da equipa do Planeta Azul II da BBC, partilharão as suas aprendizagens durante as filmagens deste premiado programa de televisão. Existirão também debates sobre o apoio que a recentemente lançada Iniciativa para uma Cadeia de Abastecimento Sustentável  (Sustainable Supply Chain Initiative) do CGF pode oferecer para o desenvolvimento de cadeias de abastecimento social e ambientalmente responsáveis e para garantir a confiança, em todo o mundo, nos padrões de sustentabilidade.

E, por exigência do público, regressam novamente os workshops interativos da SRS, bem como a impressionante lista de intervenções por CEOs de empresas, que garantirão que os delegados ficarão esclarecidos sobre o que significa impulsionar mudanças positivas a partir do topo. Haverá também muito tempo para networking entre delegados, o que possibilitará a troca de impressões e o desenvolvimento de redes globais de contactos entre pares do setor que partilham opiniões semelhantes.

O evento está aberto à participação de membros e não-membros do The Consumer Goods Forum e terá lugar no Dom Pedro Lisboa. Reunirá 300 agentes de mudança do setor público e privado, e da sociedade civil. Entre os oradores estarão:

  • Fernando Manuel Ferreira Araújo, Secretário de Estado da Saúde, Governo Português
  • Hans Van Bylen, CEO, Henkel AG & Co. KGaA
  • Mike Coupe, CEO, Sainsbury”s
  • John Ross, Presidente e CEO, IGA, Inc.
  • Peter Freedman, Diretor-geral, The Consumer Goods Forum
  • Alice Webb, Executiva da BBC TV e James Honeyborne, Produtor Executivo, Planeta Azul II
  • Susana Correia de Campos, Responsável pelas Relações Laborais e Responsabilidade Social Interna, Jerónimo Martins
  • Mike Barry, Diretor de Negócios Sustentáveis, Marks and Spencer
  • Isabelle Grosmaitre, Promotora da Iniciativa de Alimentação, Danone
  • Demir Aytaç, Diretor-executivo de Recursos Humanos, Migros Ticaret A.S.
  • Hugo Byrnes, Vice-presidente de Integridade de Produto, Ahold Delhaize
  • Solitaire Townsend, cofundadora da Futerra. Autora de ‘The Happy Hero – How to Change Your Life by Changing the World’
  • Tiago Pitta e Cunha, CEO, Fundação Oceano Azul
  • Barry Parkin, Diretor-executivo de Compras e Sustentabilidade, Mars, Incorporated

Peter Freedman, Diretor-geral do The Consumer Goods Forum, afirmou, ‘A Cimeira sobre Comércio Sustentável é um excelente exemplo do que faz o CGF algo de único. Liderada por CEOs do setor, o CGF está completamente focado sobre como colaborar para implementar em larga escala as mudanças positivas que importam aos consumidores. A SRS aborda os temas mais revelantes para a geração do milénio e para os consumidores mais novos: um futuro saudável e sustentável. Ao juntarmos os líderes, para além dos profissionais, das diversas partes interessadas, em dois dias intensos de inspiração e partilha das melhores práticas, conseguimos fazer com que a colaboração entre todos seja muito mais fácil.’

Pedro Soares dos Santos, Presidente do Conselho de Administração e CEO de Jerónimo Martins, disse, ‘Os desafios prementes da atualidade não podem ser endereçados isoladamente, por cada empresa. Os plásticos, os resíduos, a desflorestação, o trabalho forçado, a saúde através da alimentação e o papel que as ferramentas digitais podem desempenhar na promoção de uma utilização mais sustentável dos recursos do nosso planeta exigem que façamos um esforço coletivo. Independentemente onde operamos, estamos todos expostos à globalização através das nossas cadeias de abastecimento e, por isso, temos de estar preparados para lidar com a complexidade e para atuar em conjunto para que as mudanças positivas aconteçam no nosso mundo. É exatamente por isso que a Cimeira sobre Comércio Sustentável se torna uma oportunidade que não podemos perder para nos envolvermos em debates transformacionais e construirmos um plano comum para um futuro melhor.’

Sobre The Consumer Goods Forum  

The Consumer Goods Forum (CGF) é uma rede setorial paritária global cujos membros pretendem encorajar a adoção global de práticas e padrões que sirvam o setor de bens de consumo em todo o mundo. Junta CEOs e diretores sénior de cerca de 400 retalhistas, produtores, prestadores de serviços e outras partes interessadas de 70 países, e reflete a diversidade do setor em geografia, dimensão, e categoria e formato de produtos. As empresas membro do CGF representam vendas de 3,5 biliões de EUR e, em conjunto, empregam quase 10 milhões de pessoas diretamente, a que se adiciona uma estimativa de 90 milhões de postos de trabalho associados às suas cadeias de abastecimento. O Fórum é dirigido por um Conselho de Administração composto por mais de 50 CEOs de empresas do retalho e da produção. Para mais informações, visite: http://www.theconsumergoodsforum.com.

PARIS, August 8, 2018 /PRNewswire/ —

A Cimeira sobre Comércio Sustentável do Consumer Goods Forum chega a Lisboa